Objetivo do Curso

O curso de Artes Visuais tem como objetivo formar profissionais habilitados para produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais na educação básica e profissional, voltada para o desenvolvimento de percepção, reflexão e do potencial criativo dentro da especificidade do pensamento visual.

O arte educador promove, por meio de sólida formação teórico-prática, o desenvolvimento social, ampliando os contatos com várias culturas e oferecendo acesso à produção das diversas linguagens visuais do mundo. Após os estudos, os licenciados são capazes de estimular o pensamento criativo para os mais diversos caminhos.

O profissional dessa área pode:

Gerenciar e criar projetos em ONGs;

Realizar projetos em oficinas e cursos de criatividade e realizar ações educativas em museus e casas de cultura.

O arte-educador está capacitado a desenvolver diversas competências na área da educação e das linguagens visuais.

O profissional pode atuar ainda na área da comunicação e em editoras de livros didáticos.

São objetivos específicos da Licenciatura em Artes Visuais:

Desenvolver formação geral, no âmbito das Artes Visuais, e específicas, quanto às teorias pedagógicas e recursos didáticos, no intuito de qualificar docentes para a área de magistério em arte/educação nas escolas, públicas ou privadas, de ensino básico, fundamental e médio, bem como em espaços informais de aprendizagem, como museus, galerias, ateliês, organizações não governamentais e afins.

Proporcionar que o profissional conheça, saiba utilizar e possa inclusive projetar devidamente as diversas tecnologias educacionais em diferentes suportes tanto para a função de magistério em Educação Artística, como para o diálogo pedagógico interdisciplinar e de transversalidade no âmbito do equipamento educacional onde atua.

Proporcionar autonomia crítica (baseada nos conhecimentos acadêmico-científicos das Artes Visuais e dos conceitos e tecnologias pedagógicos) para ação em planejamento de conteúdos e planejamentos educacionais em Educação Artística, levando-se em conta as transversalidades de seu objeto, o planejamento pedagógico em conjunto com outras disciplinas escolares e o respeito a um planejamento e prática educativa democrática e pluralista.

Desenvolver capacidades dialogais que visem, ao futuro profissional, implementar, em sua prática pedagógica, as articulações necessárias que possibilitem – e promovam – o direito à diferença, à liberdade de expressão, o respeito e a consciência de alteridade.

Grade curricular

 Vestibular

📍 É necessário realizar vestibular, que consiste em uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é definido pela faculdade, e o candidato tem até 1 hora para concluí-la. O link para a redação é enviado por e-mail e expira em 48 horas.

📍 Caso o candidato já possua uma graduação concluída ou tenha realizado o ENEM (com nota superior a 450 pontos) nos últimos 3 anos, estará dispensado do vestibular.

– Inscrição
📍Após aprovação no vestibular, o candidato realiza a inscrição. As informações de acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) serão enviadas por e-mail. O curso inicia no mês seguinte à inscrição.
📍 O material do curso será liberado no AVA somente após o pagamento da primeira mensalidade.

– Duração
👩🏻‍🎓👨🏻‍🎓Bacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anos
👩🏻‍🎓👨🏻‍🎓Tecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos

📚 A METODOLOGIAO modelo é híbrido, com atividades no AVA e encontros presenciais no polo.

📍 Encontros presenciais regulares no polo:

2 vezes por semana (quartas e quintas, das 19h às 22h).

Quarta-feira: Aula com o mediador pedagógico, contratado pela instituição, responsável por desenvolver atividades práticas, como estudo de caso, portfólios, entre outros.

Quinta-feira: Aula síncrona mediada. O professor estará online pelo Google Meet, e os alunos assistirão no polo, acompanhados do mediador pedagógico.

Em ambos os dias será realizada lista de presença, que deve ser entregue semanalmente ao docente da disciplina.

Ao final de cada semestre, o aluno deverá realizar as provas presenciais. Essas provas devem ser realizadas no polo, e o agendamento deverá ser feito diretamente pelo aluno com o gestor do polo.

– Estágio:
📍Todos os cursos possuem estágio obrigatório, conforme exigência do MEC. A carga horária varia conforme o curso e representa um momento essencial de prática profissional.

– TCC
📍Ao final do curso, o aluno deverá elaborar uma monografia (TCC) e apresentá-la presencialmente.

Observação:
📍Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.

Reconhecimento

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